Tuesday 18 July 2017

Programas De Investimento Em Banco Público Forex


Departamento de Estado do Estado dos Estados Unidos Relativo ao Investimento Estrangeiro O Plano de Crescimento e Transformação (GTP), de cinco anos de idade, aprovado pelo Parlamento etíope em novembro de 2010 e está atualmente em seu terceiro ano, está em grande parte direcionando a abertura do Etiópia ao investimento estrangeiro. O GTP projeta investimentos significativos que contribuem para uma taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) anual de pelo menos 11. Melhorar a qualidade dos serviços sociais e infra-estrutura, garantir a estabilidade macroeconômica e aumentar a produtividade na agricultura e na fabricação são os principais objetivos do plano. O GTP também coloca uma ênfase significativa no desenvolvimento da produção local para diminuir a dependência dos bens importados pela Ethiopiarsquos e incentivar o investimento nos setores orientados para a exportação de produtos têxteis, produtos de couro, flores cortadas, frutas e vegetais e processamento agropecuário. Dada a escala de investimento público necessária para atingir as metas do GTP, a Etiópia precisará de entradas significativas de investimento estrangeiro direto. O forte crescimento econômico interno foi registrado nos dois primeiros anos do período do plano, com o governo da Etiópia (GOE) estimando o crescimento em uma média de 11,2 por ano. As estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI) reduzem o crescimento para um 7-7,5 ainda impressionante. Enquanto o governo etíope planeja que o crescimento permaneça acima de 11 por ano, o FMI espera que o crescimento anual desacelere para 6,5 ​​no médio prazo devido a oportunidades limitadas para o setor privado para alavancar o grande investimento público, excluindo o crédito do setor privado e entrincheirado Expectativas de inflação. O relatório do Banco Mundial sobre Doing Business para 2013 classificou a Etiópia em 127 países de 185, perdendo terreno com o ranking de 125 de 2012. O contributo para a queda foi o declínio nos escores para proteção de investidores, pagamentos de impostos, execução de contratos e resolução de insolvência. Os investidores estrangeiros geralmente não enfrentam tratamento fiscal desfavorável, negação de licenças, políticas discriminatórias de importação ou exportação ou barreiras tarifárias e não tarifárias injustas. Embora os obstáculos burocráticos continuem a afetar a implementação do projeto, a Agência Etíope de Investimento (EIA) propôs um serviço rápido de compra de quotone-stop que espera reduzir significativamente o tempo eo custo de aquisição de licenças de investimento e negócios, embora os investidores dos EUA relatem que o EIA ainda Falta capacidade para cumprir seus próprios prazos rigorosos. Uma licença comercial pode ser obtida em um dia se todos os requisitos forem atendidos, embora, na prática, isso seja incomum. Um investidor estrangeiro que pretenda comprar uma empresa privada existente ou comprar ações em uma empresa existente precisa obter aprovação prévia da EIA. O processo de adesão da Organização Mundial do Comércio da Etiópia (OMC) está em andamento desde 2003. A Etiópia apresentou um Memorando de Regime de Comércio Exterior à Secretaria da OMC em dezembro de 2006, enviou as respostas à primeira rodada de perguntas dos membros da OMC em janeiro de 2007 e realizou seu primeiro trabalho Reunião de festa em maio de 2008. A oferta de acesso ao mercado de bens de Ethiopiarsquos foi apresentada em fevereiro de 2012 e a terceira reunião do grupo de trabalho foi realizada em março de 2012. Funcionários do governo etíope declararam que a adesão à OMC até 2014 é uma prioridade. Em 2009, o governo etíope ampliou o foco da política agrícola no aumento da produtividade dos pequenos produtores, aumentando o incentivo ao investimento privado (doméstico e estrangeiro) em fazendas comerciais de maior porte para as prioridades existentes. O Ministério da Agricultura (MOA) criou uma nova Direção de Apoio ao Investimento Agrícola que é encarregada de negociar arrendamentos de longo prazo (todas as terras são de propriedade do governo) em mais de 7 milhões de hectares de terras para essas fazendas comerciais. O objetivo da Direção é aumentar a produtividade, o emprego, a transferência de tecnologia e as reservas cambiais, oferecendo incentivos aos investidores privados. O programa, mesmo em seus estágios iniciais, encontrou alguns protestos de indivíduos e grupos que reivindicam interesses em terras para serem disponibilizados para novos investidores. Em 2010, o governo estabeleceu uma Agência de Transformação Agrícola (ATA) com o mandato de ajudar a agilizar os investimentos agrícolas e, em geral, melhorar o ambiente propício ao desenvolvimento agrícola pequeno e comercial no país. De acordo com vários estudos, a Etiópia é rica em recursos de energia renovável. Embora a dotação total da energia hidrelétrica seja de até 45 mil MW por ano, apenas 3 do potencial hidrelétrico do país estão atualmente sendo explorados. A Etiópia é um país à beira de uma revolução energética, mas requer uma assistência significativa para realizar seu potencial, particularmente nas áreas de recursos geotérmicos, eólicos e solares e de biomassa, como opções de longo prazo para a geração de energia tanto para a industrialização local quanto como potencial Fonte de ganhos de FX. De acordo com os objetivos delineados no GTP, a Corporação Etíope de Energia Elétrica (EEPCo) estabeleceu planos concretos para alcançar o acesso à energia 75 até 2015 e aspira a se tornar um exportador de energia regional e um centro de energia verde para a África Oriental. A geração de energia melhorou em cerca de 230 entre 2008 e 2012, com seis projetos de energia eólica e eólica em linha: Tekeze (2009, hidrelétrica, 300 MW), Gibe II (2010, hidrelétrica, 420 MW), Tana Beles (2010, hidrelétrica, 460 MW), Amerti Nesha (2011, hidrelétrico, 97 MW), Ashegoda (2012, vento, 30 MW) e Adama I (2012, vento, 51 MW). Além disso, estão em construção mais quatro projetos (Gibe III, expansão de Ashegoda, Adama II e Grande Barragem do Renascimento etíope). Sua produção combinada seria de quase 8.150 MW. No entanto, um sistema inadequado de transmissão de energia significa que o fornecimento de energia aumentada pelo Ethiopiarsquos ainda não está sendo utilizado de forma eficiente. O Ministério da Água e Energia (MOWE) está buscando ativamente investimentos adicionais no setor de energia da Etiópia, para atender às crescentes necessidades domésticas e cumprir ambiciosos planos para exportar eletricidade para países vizinhos. Em outubro de 2011, a Etiópia iniciou 35 MW de exportações de energia para Djibouti, estimado em gerar US $ 1,5 milhão por mês e está finalizando planos para começar a exportar 100 MW de energia para o Sudão no início de 2013. O financiamento está em vigor para a construção de um link de transmissão Para o Quênia como parte de um projeto maior da Estrada Elétrica da África Oriental, financiado pelo Banco Mundial e pelo Banco Africano de Desenvolvimento. O desenvolvimento de fontes de energia renováveis ​​é um princípio básico da política de energia governamental e o governo está buscando investimentos privados para ajudar a impulsionar o desenvolvimento de recursos de energia renovável não-hidrelétrica. A MOWE introduziu uma legislação tarifária de feed-in que estabelecerá as taxas e as condições para que os produtores de energia independentes vendam eletricidade para a rede nacional, no entanto, o projeto de lei passou por várias revisões e não está claro quando ele se tornará lei. O Código de Investimento revisado de 1996, bem como a Proclamação de Investimento, oferecem incentivos para investimentos relacionados ao desenvolvimento e gradualmente eliminaram a maioria das restrições setoriais ao investimento. O código de investimento da Etiópia proíbe o investimento estrangeiro em serviços bancários, seguros e financeiros. Os demais setores controlados pelo estado incluem telecomunicações, transmissão e distribuição de energia e serviços postais, com exceção dos serviços de correio. A fabricação de armas e munições só pode ser realizada como joint ventures com o governo. Outras áreas de investimento reservadas aos cidadãos etíopes incluem: serviços de transporte aéreo de radiodifusão serviços de agências de viagens, encaminhamento e agências de frete comércio varejista e corretagem de comércio por atacado (excluindo o fornecimento de petróleo e seus subprodutos, bem como a venda por atacado por investidores estrangeiros de seus produtos produzidos localmente Produtos) a maior parte do comércio de importação de bens de capital de exportação de exportação de café bruto, bate-papo, oleaginosas, legumes, couros e peles comprados no mercado de ovelhas vivas, caprinos e gado não criados ou engordados pelas empresas de construção de investidores, excluindo aqueles designados como bronzeamento de 1ª série de Esconde e peles para hotéis de nível de crosta (excluindo hotéis designados por estrelas) restaurantes e bares (excluindo restaurantes internacionais e especializados) comércio auxiliares e serviços de venda de bilhetes serviços de transporte produtos de padaria e pastelaria para o mercado interno moedores salões de cabelo oficinas de vestuário (exceto vestuário Fábricas) manutenção de edifícios e veículos moinho de serra e madeira Produção de serviços de despacho aduaneiro, teatros e operações de salas de cinema e indústrias de impressão. No entanto, o GOE indicou interesse em trazer o conhecimento do setor privado estrangeiro para alguns dos setores acima. Os etíope-americanos podem obter um cartão de residência local do Ministério dos Negócios Estrangeiros que lhes permite investir em muitos setores fechados para estrangeiros. As empresas estrangeiras podem fornecer bens e serviços às empresas etíopes nos setores fechados. A alteração de 2012 à proclamação de investimentos da Ethiopiarsquos introduziu provisões para o estabelecimento de zonas de desenvolvimento industrial, estatais e privadas, com investimentos favoráveis, impostos e incentivos à infraestrutura. A alteração também aumentou o requisito de capital mínimo para US $ 200.000 por projeto para investimentos estrangeiros de propriedade total e US150.000 para investimentos conjuntos com investidores domésticos (ou US100.000US50.000, respectivamente, nas áreas de serviços de engenharia, arquitetura, contabilidade e auditoria , Serviços de consultoria de negócios e de gestão e publicação). Um investidor estrangeiro que reinvestir dividendos de lucros pode não ser necessário para alocar o capital mínimo. As taxas de inflação, embora ainda altas, se estabilizaram em 2012. O GOE assumiu um papel ativo na gestão da inflação através de uma série de medidas, incluindo políticas monetárias e fiscais rígidas que limitam o crescimento do dinheiro amplo, resultando em inflação ano-a-ano em constante Série de declínios e períodos de estabilização, passando de 39,3 em novembro de 2011 para 15,6 em novembro de 2012. O GOE permanece vigilante sobre o combate à inflação no entanto, as ineficiências estruturais, como um sistema monopolizado de logística multi-modal monopolizado e um setor atacadista oligopolista provavelmente continuarão a manter Taxa de inflação Ethiopiarsquos em dois dígitos. A Etiópia não possui requisitos de visto, residência ou autorização de trabalho discriminatórios ou excessivamente onerosos para investidores estrangeiros no entanto, os investidores podem enfrentar atrasos burocráticos na obtenção desses documentos. Ranking de Etiópia em vários índices: Políticas de conversão e transferência Todas as transações em moeda estrangeira devem ser aprovadas pelo banco central da Etiópia, o Banco Nacional da Etiópia (NBE). A moeda local (Birr) não é livremente convertível. Uma diretriz NBE de 2004 permite que os estrangeiros não-residentes e estrangeiros não residentes de origem etíope estabeleçam e operem contas de moeda estrangeira até US $ 50.000. A Proclamação de Investimento da Etiópia permite que todos os investidores estrangeiros registrados, sejam ou não incentivos, paguem livremente lucros e dividendos, principal e juros sobre empréstimos estrangeiros e taxas relacionadas à transferência de tecnologia. Os investidores estrangeiros também podem remeter o produto da venda ou liquidação de ativos, da transferência de ações ou de propriedade parcial de uma empresa e fundos necessários para o serviço da dívida ou outros pagamentos internacionais. O direito de empregados expatriados para remeter seus salários é concedido de acordo com os regulamentos cambiais da NBE. As reservas de divisas da Ethiopiarsquos caíram de um nível médio de cobertura de importação de 3 meses em 2010-2011 para 1,8 meses de cobertura em abril de 2012. As reservas de Forex foram bastante esgotadas, mas mostraram sinais de estabilização em relação ao final de 2012. De acordo com o FMI, o uso Das vendas de divisas como meio de esterilizar a liquidez em moeda local é a principal causa do déficit, embora tenha sido ainda mais exacerbada por exportações mais fracas do que o esperado de café, a principal safra de exportação da Ethiopiarsquos. O birr depreciou aproximadamente 100 contra o Dólar dos Estados Unidos entre novembro de 2006 e novembro de 2012, por meio de uma série de reduções controladas, incluindo 20 desvalorizações em setembro de 2010. Em dezembro de 2012, a taxa de câmbio era de aproximadamente 18,15 birr por dólar. A taxa de câmbio paralela ilegal do mercado foi de aproximadamente 19,06 birr por dólar, um prêmio de 5 em relação à taxa oficial. A Unidade de Inteligência Financeira da Ethiopiarsquos monitora as transferências de moeda suspeitas, incluindo grandes transações superiores a 200.000 birr (aproximadamente equivalentes aos requisitos de relatórios dos EUA para transferências de moeda superiores a US10.000). A expropriação e a compensação pela Provisão de investimento de 1996 da Etiópia e as subsequentes alterações, os activos de um investidor doméstico ou um investidor, empresa ou expansão estrangeiros não podem ser nacionalizados total ou parcialmente, exceto quando exigido por interesse público e em conformidade com as leis e com pagamento de compensação adequada . Esses ativos não podem ser apreendidos, apreendidos ou descartados, exceto sob uma ordem judicial. O regime militar de Derg nacionalizou muitas propriedades na década de 1970. A posição do atual governo é que a propriedade que o Derg incoou quotlawfullyquot pelo governo (ou seja, por ordem judicial ou proclamação do governo publicada no boletim oficial) permanece propriedade do estado. Na maioria dos casos, as propriedades apreendidas por ordem oral ou outros meios informais são gradualmente devolvidas aos proprietários legais ou aos seus herdeiros através de um longo processo burocrático. Os requerentes são obrigados a pagar por melhorias feitas pelo governo durante o tempo de seu controle sobre o imóvel. A Agência de Supervisão de Privatização e Empreendimentos Públicos da Etiópia (PPESA) deixou de aceitar solicitações dos proprietários para o retorno desses imóveis anteriormente expropriados em julho de 2008. De acordo com a Proclamação de Investimento, as disputas decorrentes de investimentos estrangeiros que envolvem um investidor estrangeiro ou o Estado podem ser resolvidas por Significa agradáveis ​​para ambas as partes. Uma disputa que não pode ser resolvida de forma amigável pode ser submetida a um tribunal etíope competente ou a uma arbitragem internacional no âmbito de qualquer acordo bilateral ou multilateral ao qual o estado de origem do governo e do investidor sejam partes contratantes. Ambos os investidores estrangeiros e domésticos envolvidos em disputas manifestaram falta de confiança no poder judiciário para avaliar objetivamente e resolver disputas. O sistema judicial da Etiópia está sobrecarregado, com pouca capacidade e inexperiente em questões comerciais, embora haja esforços para fortalecer sua capacidade. Embora os direitos patrimoniais e contratuais sejam reconhecidos e existam leis comerciais e de falências, os juízes muitas vezes não têm entendimento de assuntos comerciais e o agendamento de casos sofre atrasos prolongados. A Câmara de Comércio de Addis Abeba possui um Centro de Arbitragem dedicado a assistir aqueles com o processo de arbitragem. Não há garantia de que a adjudicação de um tribunal arbitral internacional seja totalmente aceita e implementada pelas autoridades etíopes. A Etiópia não assinou nem ratificou a Convenção de 1958 sobre Reconhecimento e Execução de Prêmios Arbitrais Estrangeiros, comumente conhecida como a Convenção de Nova York. A Autoridade de Comércio e Proteção de Consumidores (TPCPA) da Ethiopiarsquos é responsável perante o Ministério do Comércio e tem a tarefa Com a promoção de um ambiente comercial competitivo, regulando práticas comerciais anti-competitivas, antiéticas e injustas para aumentar a eficiência econômica e o bem-estar social. Alguns dos poderes da Comissão incluem: investigar queixas de partes prejudicadas atraindo testemunhas para comparecer e testemunhar em audiências e procurar as instalações das partes acusadas. Desde 2011, a TPCPA realizou 15 oficinas para mais de 5.000 participantes do governo e do setor privado. No entanto, desde a sua criação, o TPCPA tem sido focado principalmente na auto-organização e no trabalho administrativo e não realizou nenhuma atividade de execução significativa a partir de janeiro de 2013. Requisitos de desempenho e incentivos A Etiópia não impõe formalmente requisitos de desempenho aos investidores estrangeiros. A alteração de 2003 à Proclamação de Investimento descreve os incentivos ao investimento para investidores em áreas específicas. Novos investidores envolvidos na fabricação, atividades de processamento agropecuário ou a produção de certos produtos agrícolas, que exportam pelo menos 50 de seus produtos ou fornecem pelo menos 75 de seus produtos para um exportador como insumos de produção, estão isentos do imposto de renda por cinco anos . Um investidor que exporta menos de 50 de seu produto ou fornece seu produto apenas ao mercado interno é isento de imposto isento de imposto por dois anos. Os investidores que expandem ou atualizam as empresas existentes e exportam pelo menos 50 de suas produções ou aumentam a produção em 25 são elegíveis para isenção de imposto de renda por dois anos. Um investidor que investe nas regiões rondando o desenvolvimento de regiões de Gambella, Benishangul Gumuz, South Omo, Afar ou Somali Region será elegível para uma isenção adicional de imposto de renda de um ano. Um investidor que exporta esferas e peles depois de processar apenas até o nível da crosta não terá direito ao incentivo do imposto de renda. Um fundo de empréstimo especial através do Banco de Desenvolvimento da Etiópia (DBE) fornece terrenos com baixas taxas de arrendamento para áreas de exportação prioritárias, como floricultura, artigos de couro, têxteis e vestuário e produtos agro-relacionados. Um investidor pode emprestar até 70 do custo do projeto deste fundo especial sem garantia após a apresentação de um plano de negócios viável e 30 de capital pessoal. Os investidores podem importar bens de capital e materiais de construção sem impostos necessários para o estabelecimento de uma nova empresa ou para a expansão de uma empresa existente. Além disso, as peças sobressalentes no valor de 15 dos bens de capital podem ser importadas com isenção de impostos. Este privilégio não pode ser concedido se produtos de capital ou materiais de construção comparáveis ​​puderem ser produzidos localmente e tiverem preços, qualidade e quantidade competitivos. Os bens de capital importados isentos de direitos não podem mais ser usados ​​como garantia de empréstimo. As empresas de agências de viagens aumentaram os privilégios isentos de impostos para a importação de bens, como os veículos, desde que sejam utilizados exclusivamente em atividades de turismo. A Direcção de Apoio ao Investimento Agrícola do Ministério da Agricultura (MOA) oferece períodos de carência de até sete anos em rendas. Atualmente, a Direção está focada em negócios terrestres nas regiões remotas de Gambella, Benishangul Gumuz, Nações do Sul e Afar. Direito à propriedade privada e ao estabelecimento As entidades privadas estrangeiras e nacionais têm o direito de estabelecer, adquirir, possuir e alienar a maioria das formas de empresas comerciais. Não existe o direito de propriedade privada da terra. Todas as terras são propriedade do estado e podem ser alugadas por até 99 anos. Em novembro de 2011, o governo promulgou uma controversa projeção de arrendamento de terras urbanas que permite ao governo determinar o valor da terra em transferências de direitos de arrendamento mercantil, na tentativa de conter a especulação pelos investidores. Proteção dos direitos de propriedade Os interesses garantidos na propriedade são protegidos e aplicados, embora toda a propriedade da terra permaneça nas mãos do estado. Certos residentes foram deslocados (e geralmente compensados) quando o governo decide que a terra em que vivem deve ser usada para uma estrada ou outro uso público. Os regulamentos de arrendamento mercantil variam de forma e prática por região. As hipotecas são incomuns, já que os termos do empréstimo são geralmente bastante baixos. A Etiópia ainda não assinou vários tratados internacionais de direitos de propriedade intelectual (DPI), tais como: a Convenção de Paris para a Proteção da Propriedade Industrial, o tratado de direitos autorais da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), a Convenção de Berna para Obras Literárias e Artísticas de Madri Sistema para Registro Internacional de Marcas e Tratado de Cooperação de Patentes. O GOE manifestou a intenção de aderir à convenção de Berna e ao protocolo de Madri até 2015. O Escritório Etíope de Direitos de Propriedade Intelectual (EIPO) foi encarregado primordialmente de proteger os materiais protegidos por direitos autorais da etíope e os softwares pirateados. Geralmente, a EIPO tem fraca capacidade em termos de mão-de-obra e nenhuma em termos de aplicação da lei. Além disso, uma série de empresas, particularmente nas indústrias de turismo e serviços, operam na Etiópia usando livremente nomes ou símbolos de marcas conhecidas sem permissão. Transparência do sistema regulatório O sistema regulatório da Etiópia geralmente é considerado justo, embora existam casos em que exigências pesadas de regulação ou licenciamento impediram a venda local de exportações dos EUA, particularmente produtos relacionados à saúde. Os ministérios do governo geralmente passam as decisões e a documentação associada a vários ministérios antes de qualquer decisão ser finalizada. Em muitos casos, esta documentação fica presa em um ministério e nenhuma decisão é tomada. Em 2011, o banco central emitiu uma diretriz para que todos os bancos e companhias de seguros adiram às Normas Internacionais de Relato Financeiro (IFRS). Os investidores estrangeiros se queixaram do cancelamento abrupto de alguns concursos governamentais, de uma percepção de favoritismo em relação a fornecedores que fornecem financiamentos concessionais e uma falta geral de transparência no sistema de compras. Em setembro de 2009, o governo estabeleceu uma nova agência de compras públicas e administração de imóveis. Esta agência é um órgão governamental autônomo, tem seu próprio braço judicial e é responsável perante o Ministério das Finanças e Desenvolvimento Econômico. Mercados de capitais eficientes e investimento de carteira O acesso ao financiamento é um impedimento para o aumento do investimento privado doméstico etíope. Enquanto o crédito está disponível para os investidores em termos de mercado, um requisito de 100 garantias limita a capacidade de alguns investidores aproveitar as oportunidades de negócios. Além disso, uma medida de abril de 2011 que obriga os bancos não governamentais a investir o equivalente a 27 de cada empréstimo feito em títulos do National Bank of Ethiopia (NBE) contribuiu para a falta de liquidez que reduziu a capacidade dos bancos para emprestar ao setor privado. A Etiópia atualmente tem dezenove bancos - três de propriedade estatal, um de propriedade do partido e quinze de propriedade privada. Em setembro de 2011, o NBE aumentou o capital mínimo pago para estabelecer um novo banco de Birr 75 milhões para 500 milhões, o que efetivamente impediu a entrada da maioria dos novos bancos no mercado. Os bancos estrangeiros não têm permissão para prestar serviços financeiros na Etiópia. O banco comercial estatal da Etiópia mobilizou 65,1 do total de depósitos bancários e forneceu mais de 50 dos empréstimos bancários totais no ano fiscal de 201112. O índice de inadimplência dos bancos comerciais39 diminuiu para menos de 5. A Etiópia não possui um Mercado de valores mobiliários e aquisições de dívidas estão fortemente regulamentadas. O GOE está elaborando legislação para regulamentar o mercado de balcão para empresas privadas. O NBE controla a taxa de depósito mínimo do banco, que agora é de 5, enquanto as taxas de juros do empréstimo são permitidas para flutuar. As taxas de juros reais foram negativas nos últimos anos, principalmente devido à alta inflação. O governo oferece um número limitado de dívidas do Tesouro de 28 dias, 3 meses e 6 meses, mas proíbe que a taxa de juros exceda a taxa de depósito bancário. O governo começou a oferecer uma nota do Tesouro de um ano em novembro de 2011. Os rendimentos nessas T-bills são inferiores a 2. Esse mercado permanece pouco atraente para o setor privado e mais de 95 dos T-bills são detidos pelo Banco Comercial estatal Da Etiópia e das empresas públicas. O Etiópia Commodity Exchange (ECX), lançado em 2008, comercializa commodities como café, sementes de gergelim, milho, trigo e haricots. O GOE lançou a ECX para aumentar a transparência no preço das commodities, aliviar a escassez de alimentos e incentivar a comercialização da agricultura. No entanto, os críticos alegam que as políticas e as estruturas de preços da ECX são ineficientes em comparação com as vendas diretas às taxas internacionais prevalecentes. Concorrência das empresas de propriedade estatal As empresas de propriedade estatal e as entidades pertencentes ao partido dominante dominam os principais setores da economia. Existe monopólio estatal ou domínio estatal em setores como telecomunicações, energia, bancos, seguros, transporte aéreo, transporte marítimo e açúcar. As empresas de quotendowmentquotting afiliadas ao partido têm uma forte presença nos setores de transporte terrestre, fertilizantes e têxteis. Tanto as empresas estatais quanto as empresas de quotendmentmentmentmentotot dominam o setor de cimento. As empresas estatais têm vantagens consideráveis ​​em relação às empresas privadas, particularmente no domínio do ambiente regulatório e burocrático da Etiópia, incluindo a facilidade de acesso ao crédito e o desembaraço aduaneiro mais rápido. Os empresários locais, bem como os investidores estrangeiros, se queixam da falta de condições equitativas quando se trata de empresas estatais e de propriedade de partidos. Embora não existam relatórios conclusivos de preferência de crédito para essas entidades, existem indícios de que eles recebem incentivos, tais como alocação de divisas prioritárias, preferências em licitações do governo e assistência de marketing. A Etiópia publica dados financeiros agregados das empresas estatais, mas informações detalhadas não estão incluídas no orçamento nacional, e poucas empresas estatais fora da Ethiopian Airlines divulgam publicamente demonstrações financeiras detalhadas. A governança corporativa das empresas estatais é estruturada e monitorada por um conselho de administração composto por altos funcionários governamentais e pessoas politicamente afiliadas. Em 2010, o governo etíope custeou a empresa estatal Ethiopian Telecommunications Corporation (ETC), transferindo sua administração para a France-Telecom por um contrato de dois anos. Como parte deste processo, uma nova empresa, a Ethio Telecom (ET), foi formada para substituir ETC. Em janeiro de 2013, a France-Telecom devolveu a administração da Ethio Telecom após a conclusão do contrato. Semelhante ao ldquocorporatizationrdquo do ETC, foi anunciado um concurso para a gestão da empresa de energia elétrica etíope (EEPCO) em 2011, embora nenhum vencedor tenha sido anunciado. O Fórum de Diálogo Público-Privado (PPDF), um fórum consultivo conjunto entre o setor privado e o governo, realizou sua segunda reunião em fevereiro de 2012, com foco em questões alfandegárias, logísticas e de transporte, especialmente as que envolvem a ineficiência de empresas estatais. O setor privado foi representado pela Câmara Etíope de Comércio e Associações Setoriais (ECCSA) e pelo governo do Ministério do Comércio (MOT). Além disso, o primeiro-ministro Hailemariam Desalegn reuniu-se com representantes do setor privado em outubro de 2012 para discutir suas preocupações comerciais, continuando uma série de compromissos diretos do setor privado iniciados pelo ex-primeiro-ministro Meles Zenawi. Quase todas as propostas emitidas pela Agência de Supervisão de Privatização e Empresas Públicas (PPESA) do governo etíope estão abertas a participação estrangeira. Em alguns casos, o governo prefere se envolver em empreendimentos conjuntos com empresas privadas ao invés de vender uma entidade inteira. O governo vendeu mais de 300 empresas públicas desde 1994. A maioria dessas empresas eram pequenas empresas nos setores de comércio e serviços. Aproximadamente 20 empresas foram privatizadas em 2011, incluindo duas grandes cervejarias, e cerca de 60 empresas públicas continuam sob controle PPESA. Responsabilidade social das empresas Algumas empresas internacionais maiores introduziram programas de responsabilidade social corporativa (CSR), no entanto, a maioria das empresas locais não praticam RSE. Existe um movimento para desenvolver programas de RSE pelo Ministério da Indústria em colaboração com o Banco Mundial, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional e outros. A Etiópia tem sido relativamente estável e segura para os investidores. Os insurgentes que operam em partes da região somali da Etiópia alertaram os investidores contra a exploração de recursos de petróleo ou gás natural nesta área. Alguns elementos da Frente de Libertação Nacional de Ogaden, proscrito, continuam a operar em partes da Região da Somália e há relatos de confrontos esporádicos com forças de segurança. A partir de 2008, o governo promulgou uma série de leis que restringiram efetivamente os partidos da oposição, a mídia e a sociedade civil. A Frente Democrática Revolucionária de Peoplersquos da Etiópia (EPRDF), que é a coalizão do partido no poder, e suas partes aliadas, seguiram cerca de 90% do voto popular e ganhou 545 dos 547 assentos parlamentares nas eleições nacionais de 2010, que foram julgados como tendo Faltava qualquer coisa perto de uma área de jogo nivelada. As eleições de nível regional (incluindo para assentos nos conselhos municipais de Addis Abeba e Dire Dawa) serão realizadas em 2013, seguidas das eleições parlamentares nacionais em 2015. Em 2009, o governo etíope aprovou uma Proclamação Antiterrorismo que concede serviços de segurança controlados pelo poder executivo praticamente Autoridade ilimitada para tomar medidas unilaterais para interromper atividades suspeitas de terrorismo. As atividades terroristas são amplamente definidas na legislação. Em 31 de dezembro de 2012, a lei foi citada nas convicções de nove jornalistas, cinco líderes da oposição política e um funcionário etíope da ONU. Dois jornalistas suecos foram declarados culpados de receber apoio para terroristas e entrar ilegalmente no país em 2011 e foram condenados a onze anos de prisão, mas receberam um perdão em setembro de 2012. Cinco turistas europeus foram mortos e dois foram sequestrados em janeiro de 2012 pelo Afar Frente da Unidade Democrática Revolucionária (ARDUF), um grupo extremista apoiado pela Eritréia. Em retaliação, os militares etíopes fizeram incursões na Eritreia em março, visando o ARDUF e os militares da Eritreia. Um ataque em uma fazenda operada pelo Saudi Star Development na região de Gambella em abril deixou cinco pessoas mortas, e foi culpado da União Gambella Nilotic. O governo etíope considera esses incidentes como ataques terroristas. Em fevereiro de 2012, o governo etíope anunciou que havia preso oito operários da Al Qaeda com ligações para o Quênia, Sudão, Filipinas, Arábia Saudita e África do Sul na região de Bale, região de Oromia, em dezembro de 2011. Etiópia ratificou as Nações Unidas (ONU ) Convenção de Anticorrupção em 2007. O Guia de Investimentos da ONU para a Etiópia (2004) afirmou que a corrupção burocrática de rotina é praticamente inexistente na Etiópia. O guia acrescentou que os atrasos burocráticos certamente existem, mas não são dispositivos pelos quais os funcionários procuram subornos. É uma ofensa criminal dar ou receber subornos, e os subornos não são dedutíveis. Transparency Internationalrsquos 2011 Corruption Perceptions Index, que mede os níveis percebidos de corrupção do setor público, classificou a Etiópia como 33 em cada 100 (com 0 indicando ldquohighly corruptrdquo e 100 indicando ldquovery cleanrdquo). Ethiopia39s rank on the corruption perception index was 113 out of 176 countries in 2012 and 120 out of 182 rated countries in 2011. The Ministry of Justice and the Federal Ethics and Anti-Corruption Commission (FEACC) are charged with combating corruption. Since its establishment, the Commission has arrested many officials on charges of corruption, including managers of the Privatization Agency, Ethiopian Telecommunications Corporation, National Bank of Ethiopia, Ethiopian Geological Survey, the state-owned Commercial Bank of Ethiopia, and private businessmen. Bilateral Investment Agreements Ethiopia has bilateral investment and protection agreements with China, Denmark, Italy, Kuwait, Malaysia, Netherlands, Russia, Sudan, Switzerland, Tunisia, Turkey, Yemen, Spain, Algeria, Austria, UK, BelgiumLuxemburg, Libya, Egypt, Germany, Finland, India, and Equatorial Guinea and a protection of investment and property acquisition agreement with Djibouti. A Treaty of Amity and Economic Relations, which entered into force in 1953, governs economic and consular relations with the United States. Ethiopia also has avoidance of double taxation treaties with fourteen countries, including Italy, Kuwait, Romania, Russia, Tunisia, Yemen, Israel, South Africa, Sudan and the UK. There is no avoidance of double taxation treaty between the United States and Ethiopia. OPIC and Other Investment Insurance Programs The Overseas Private Investment Corporation (OPIC) has offered risk insurance and loans to U. S. investors in Ethiopia in the past, but has not originated any investment in Ethiopia in recent years. Approximately 85 of Ethiopia39s 84 million people worked in agriculture in 2011. The Ethiopian government is the most important sector of employment outside of agriculture. According to the Central Statistical Agencyrsquos urban employment and unemployment survey result, urban unemployment was estimated to be 17.5 as of 2012. (24.9 of people ages 15-24 are unemployed.) Ethiopia has ratified all eight core ILO conventions, including most recently, the Palermo Convention. The Ethiopian Penal Code outlaws work specified as hazardous by ILO conventions. The Ethiopian Parliament ratified ILO Convention 182 on the Worst Forms of Child Labor in May 2003. The U. S. Government produces an annual report on labor conditions in Ethiopia, including an assessment of child labor. According to the 2012 Index of Economic Freedom (produced by the Heritage Foundation), Ethiopia scored a 55.5 out of 100 for labor freedom, 1.6 points below the previous year and 6 points below 2010. The index rating states that ldquothe formal labor market has not been developed. Outmoded employment regulations remain a barrier to business, although enforcement is not stringent. rdquo The Confederation of Ethiopian Trade Unions has been expanding its membership and, along with the Ethiopian Employersrsquo Federation, actively supports foreign direct investment. Ethiopia generally enjoys labor peace. The right to form labor associations and engage in collective bargaining is constitutionally guaranteed for many workers, but excludes managerial employees, teachers, and civil servants. Although the constitution and law provide workers with the right to strike to protect their interests, detailed provisions make legal strike actions difficult to carry out. In practice, labor strikes are rare. Child labor is widespread in Ethiopia. While not a pressing issue in the formal economy, child labor is common in rural agrarian areas and the informal economy in urban areas. Both NGO and Ethiopian government sources concluded that goods produced (in the agricultural sector and traditional weaving industry in particular) via child labor are largely intended for domestic consumption, and not slated for export. Employers are statutorily prohibited from hiring children under the age of 14. There are strict labor laws defining what sectors may hire quotyoung workers, quot defined as workers aged 14 to 18, but these laws are infrequently enforced. Labor remains readily available and inexpensive in Ethiopia. Skilled manpower, however, is scarce in many fields. Approximately 60 of Ethiopians over the age of 15 are illiterate ( defined by UNESCO as ldquoinability to identify, understand, interpret, create, communicate and compute, using printed and written materials associated with varying contextsrdquo). There is no national minimum wage standard. Foreign Trade ZonesFree Trade Zones There are no areas designated as foreign trade zones andor free ports in Ethiopia. Because of the 1998-2000 Ethiopian-Eritrean war, Ethiopian exports and imports through the Eritrean port of Assab are prohibited. As a result, Ethiopia conducts almost all of its trade through the port of Djibouti with some trade via the Somaliland port of Berbera and Sudan39s Port Sudan. Despite Ethiopia39s efforts to clamp down on small-scale trade of contraband, unregulated exports of coffee, live animals, chat (a mildly narcotic amphetamine-like leaf), fruit and vegetables, and imports of cigarettes, alcohol, textiles, electronics and other consumer goods continues. Foreign Direct Investment Statistics Foreign direct investment (FDI) flows into Ethiopia have gradually increased in the last few years. According to estimates by the World Bank (August 2012), the annual inflow of FDI increased from US0.5 billion in 2007 to US1.2 billion in 2011. Floriculture, horticulture, textile, and leather are the sectors that have attracted the most FDI. Recently, commercial farming has attracted Indian, Saudi, European, and U. S. investors. According to the Ethiopian Investment Agency, the stock of U. S. foreign direct investment since 1993 in Ethiopia reached nearly US1.4 billion as of December 2011, which includes both projects under implementation and in operation. U. S. companies with a presence and participation in Ethiopia39s economy include (either through direct presence or licensingdistribution agreement): Boeing, Coca-Cola, Pepsi-Cola, Caterpillar, John Deere, Proctor amp Gamble, Johnson amp Johnson, Ford, Mack Trucks, General Motors, Ernst amp Young, Radisson, Sheraton, Hilton, Motorola, Microsoft, IBM, Cessna, Bell Helicopters, Perkins, Massey Ferguson, Case III, 3M, Lucent Technologies, Cisco, Federal Express, United Parcel Service, RankXerox Corporation, HP, Cargill, Navistar, Hughes Network, DuPont, Oracle, and General Electric. 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